Apresentações
Coletivo Mulheres em Chamas
O Coletivo “Mulheres em Chamas” nasceu em Ouro Preto-MG, partindo de uma pesquisa entre a linguagem cênica e musical dos vissungos da região de Diamantina-MG. A pesquisa busca resgatar essas canções e torná-las conhecidas nos dias atuais, trazendo assim a valorização da cultura afrobrasileira. No show, o Coletivo explica cenicamente ao público os significados dessas canções, muitas delas estão em língua africana, em específico em Kimbundo e nbundo, chamados popularmente de língua benguela. Integrantes: alunas e ex-alunas dos cursos de Artes Cênicas e Música UFOP: Letícia Afonso, Haylla Rissi, Thaiz Cantasini, Danielle dos Anjos, Isabela Gomes e Gislaine Antunes
Locais, datas e horários das apresentações:
Data: 20 de novembro
Local: Chafariz da entrada do ICHS/UFOP (Mariana)
Horário: 15h
Quarteto Sintonia
Quarteto em Sintonia foi formado em maio de 2014, na cidade de Mariana/MG. a partir de uma iniciativa do projeto "Luz Em Sol Maior" sob a coordenadoria de Andrea Maria Ferreira. Apresenta um repertório variado entre música popular, soul, afro e clássicos, com o intuito de aproximá-las ao público jovem. O grupo já se apresentou em diversos locais se destacando nos eventos "Vem cantar!" no teatro SESI-Mariana e "Sarau Negro da Calourada Preta" no ICHS - Mariana.
O Quarteto Sintonia é formado por quatro meninas: Sandra Sousa, Edilaine Santos, Roberta Sacramento e Rafaela Sacramento.
Local, data e horário da apresentação:
Data: 20 de novembro
Local: Cine Vila Rica (Ouro Preto)
Horário: 19h
A Cor do Comercial
Natural de Viçosa-MG, é atriz profissional e Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atriz/Fundadora dos Grupos de Teatro “Elosquentes” e “Namabê Teatro Negro”.
Graduanda em Pedagogia pelo ICHS/UFOP. Atuante como bonequeira desde 2010 quando realizou a primeira oficina de construção de bonecos com Catin Nardi e interpretação de bonecos com Eduardo Dias Romagnoli, na 4° mostra de teatro de bonecos de Mariana.
A Cor do Comercial
A Cor do Comercial
A proposta se constitui em uma crítica às propagandas publicitárias do Brasil, voltadas a um padrão estético excludente à população negra, com a oferta de produtos que não contemplam suas necessidades, o que reflete negativamente na equidade social e autoestima dessa população, por não se ver representada na mídia.
Locais, datas e horários das apresentações:
Data: 20 de novembro
Local: Redondo - ICHS/UFOP (Mariana)
Horário: 10h
Data: 21 de novembro
Local: Redondo - ICHS/UFOP (Mariana)
Horário: 17h
Mostra coreográfica: Mil e uma Noites de contos de Jazz, Cia. JazzComJazz
“Mil e uma noites de contos de Jazz” provoca a discussão artística, politica e circular de corpos negros e mestiços, evidenciando a ancestralidade, e a fluidez das identidades sexuais. O fim é estimular a ligação de pontes inesperadas entre o corpo que dança , milita e faz JazzMúsica, JazzDança e JAZZ COM JAZZ!
Local, data e horário da apresentação:
Data: 22 de novembro
Local: cine Vila Rica (Ouro Preto)
Horário: 14h