top of page

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

GRUPOS DE PESQUISA

GELCI - Grupo de estudos sobre linguagens, culturas e identidades

 

Líderes do grupo: Profa. Dra. Kassandra da Silva Muniz e Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves

 

O grupo é formado por pesquisadores advindos de diferentes áreas das ciências humanas. As reuniões ocorrem quinzenalmente, de forma presencial, mas o grupo também mantém contato virtual com os pesquisadores de outras instituições e uma vez ao ano o grupo participa/realiza um evento para congregar todos os pesquisadores e alunos. Em 2010, o grupo idealizou e promoveu na UFOP a I Semana da Consciência Negra e em 2011 o grupo promoveu em abril, juntamente com o GEAD (Grupo de Estudos sobre Análise do Discurso), a I Jornada de Pesquisa "Discurso, Identidade e Memória," um evento da pós-graduação em Letras da UFOP. No ano de 2011, o grupo também organizou o I e II Pensando Áfricas e Suas Diásporas, evento que a partir do ao de 2012 se tornou anual. A última edição em setembro de 2012 contou com uma média de 400 pessoas inscritas, entre expositores de trabalhos e ouvintes.O evento anual do GELCI tem por objetivo mostrar as pesquisas que o grupo vem desenvolvendo e promover um intercâmbio acadêmico com outros grupos de pesquisa que também estudam questões relacionadas à relação entre linguagem, cultura e identidades. O GELCI também está filiado ao Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da UFOP.

 

 

Formação de professores e relações étnico-raciais

 

Líderes do grupo: Prof. Dr. Erivaldo Pereira dos Santos e Profa. Dra. Denise Maria Botelho

 

A perspectiva de trabalho do grupo de pesquisa Formação de professores e relações étnico-raciais está direcionada para investigações que potencializem reflexões e mudanças no contexto da escola. Temas como racismo e currículo, intolerância religiosa, cultura afro-brasileira e cultura indígena na escola, Lei 10639/03, religião de matriz africana e outros correlatos constituem o foco investigativo do grupo. Em maio de 2013, o grupo realizou o 1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil, em parceria com os Programa de Pós-Graduação em História da UFMG e de Ciências da Religião da PUC-MINAS, no Centro Cultural da UFMG em Belo Horizonte com a participação de pesquisadores de várias partes do Brasil.

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Curso de especialização UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola

 

Coordenadores do curso: Prof. Dr. Clézio Roberto Gonçalves e Profa. Dra. Kassandra da Silva Muniz

 

O curso aborda as políticas públicas de raça traçadas para o enfrentamento ao racismo; as principais questões que envolvem o tema raça e etnia, articuladas à gestão de políticas públicas de promoção da igualdade racial na escola, passando por um breve percurso histórico e teórico sobre a construção das categorias raça e etnia, com destaque para políticas de eliminação das desigualdades geradas pelo racismo e suas manifestações discriminatórias e preconceituosas. Apresenta de forma crítica como a categoria “raça” foi enfocada no Brasil do final do século XIX e início dos anos 1980. Abrange as desigualdades e estratificação social, destacando os conceitos de raça e etnia para sua configuração. Trata da trajetória política do movimento negro brasileiro, suas estratégias de ação, objetivos e formas organizativas, destacando o papel da militância para formulação de políticas públicas de promoção da igualdade racial na escola, a partir da Lei n° 10.639/2003, que altera a LDB 9.394/96 e inclui o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar brasileiro e do Estatuto da Igualdade Racial que também reforça a necessidade de cumprimento da referida lei e ressalta que a formação de professores/as deve incluir valores concernentes à pluralidade étnica e cultural da sociedade.

 

bottom of page